O aneurisma é uma doença vascular, causada por alterações em algum vaso sanguíneo (veias ou artérias) do corpo humano. É silencioso e pode levar a graves consequências, inclusive a morte.
Acontece da seguinte forma: a parte do vaso ou artéria enfraquece, causando uma dilatação. Em seguida, forma-se uma espécie de bolsa de sangue, que vai crescendo com o passar do tempo.
Conheça mais sobre os sintomas, causas e o tratamento para aneurismas:
O que são e como se formam os aneurismas
Chama-se aneurisma uma dilatação excessiva do vaso formando uma espécie de bolsa.
A parede sonhado fica frágil e ocorre um risco aumentando de ruptura ocasionando algumas complicações como sangramento, hematomas e trombose.
Os três tipos mais comuns de aneurismas são:
- Aneurisma cerebral;
- Aneurisma da aorta abdominal (AAA);
- Aneurisma de aorta torácica (AAT).
O aneurisma da aorta abdominal pode acontecer em qualquer local na aorta que passa por todo o abdômen. Já o aneurisma de aorta torácica, se forma na aorta que atravessa o tórax.
Aneurisma cerebral ocorre em uma das veias que levam o sangue até o cérebro.
Existem diversas causas de aneurisma. A pessoa pode nascer com algum defeito na parede arterial ou ele pode surgir devido a outros fatores como hipertensão, tabagismo, alcoolismo, hábitos de vida ruins ou já ter passado por alguma doença vascular.
Sintoma do aneurisma
Costumam ser silenciosos e não apresentar sintomas. Por isso é importante a pessoa procurar ter bons hábitos de vida e realizar check-ups médicos com frequência, principalmente se está dentro dos fatores de risco.
O grande problema do aneurisma é quando ele se rompe. Neste caso, há um sangramento que precisa ser contido, caso contrário, em alguns casos, pode levar até a morte.
Geralmente os pacientes relatam:
- Náusea;
- Vômito;
- Fraqueza repentina;
- Dor de cabeça.
Um aneurisma cerebral quando se rompe pode causar uma intensa dor de cabeça.
Tratamento para aneurisma
O tratamento varia de acordo com o tipo de aneurisma e o estágio em que se encontra.
Quando se descobre logo no início, o problema pode ser facilmente curado e tratado. Nestes casos, o cirurgião vascular pode colocar um stent, uma espécie de tubo para fortalecer a estrutura da veia ou artéria.
Há também a possibilidade de clipagem, um clipe cirúrgico que oferece mais suporte ou a embolização. Nesse último, usa-se fios para fortalecer a estrutura.
O médico também pode sugerir uma cirurgia para inserir um bypass vascular. Esse tratamento é feito para desviar o caminho do sangue da artéria que está enfraquecida.
Outro tipo de tratamento não invasivo é através de medicamentos que previnem a trombose como os anticoagulantes e acompanhamento médico. Hipertensos também devem controlar a pressão sanguínea com mais atenção.
Quando o aneurisma se rompe, é preciso buscar ajuda médica imediatamente para cirurgia de reparação.
Como prevenir aneurismas
O principal fator de prevenção de aneurismas é buscar ter hábitos de vida saudáveis. Incluindo uma alimentação balanceada, evitando industrializados, excesso de sal, sódio e gorduras. A prática de atividade física também contribui positivamente.
Parar de fumar e evitar o consumo de álcool são outros pontos importantes. Além de acompanhamento médico, principalmente se o paciente é hipertenso ou já teve outra doença vascular.
É recomendado para pessoas com mais de 40 anos realizar um check-up vascular a cada dois anos. Isso ajuda a diagnosticar possíveis aneurismas logo no início.
Na dúvida, procure um médico vascular para avaliação. Ao sentir os sintomas ou perceber que algo está errado, procure a emergência médica.