A cirurgia para varizes não é a única solução para o problema. Há outras opções de tratamento eficientes e com ótimos resultados. Muitas dessas opções são realizadas no próprio consultório, sem necessidade de hospital ou internação, como a escleroterapia com espuma para varizes.
A escleroterapia é usada no combate contra as varizes e pequenos vasos da perna, com resultados muito satisfatórios. É um procedimento simples e a recuperação é muito mais tranquila e rápida do que uma cirurgia para varizes, por exemplo.
Veja os detalhes sobre esse tratamento para varizes.
O que é escleroterapia com espuma
É um tratamento para varizes e pequenos vasos, inclusive aqueles vasinhos semelhantes a uma teia de aranha. O procedimento é simples e bastante eficiente. É conhecido como “tratamento de espuma para varizes” porque é aplicada uma substância em forma de espuma.
A aplicação é feita diretamente na veia doente e é possível ver os resultados quase que imediatamente. A escleroterapia é capaz de eliminar varizes de até 2mm definitivamente. Geralmente o paciente sente um leve desconforto no local da aplicação, uma leve dor que é suportável.
O procedimento é bem tranquilo e não é preciso internação, anestesia e nem centro cirúrgico. É realizado no próprio consultório médico. A recuperação é bem tranquila e rápida. O paciente deverá seguir as orientações médicas. Geralmente, em 2 semanas o paciente está totalmente recuperado.
Recuperação após escleroterapia
Em alguns casos há possibilidade de surgirem alguns hematomas pequenos ou médios nos locais de aplicação. Alguns pacientes também relatam sentir queimação leve que logo passa.
O médico irá passar todas as recomendações individualmente. Essas recomendações devem ser seguidas à risca. Mas, de modo geral, o paciente pode colocar compressa de gelo para aliviar os sintomas.
É importante evitar depilação na região pelas próximas 24 horas depois da aplicação. Não é necessário repouso absoluto, mas é preciso evitar atividades físicas exaustivas e que exigem mais esforço por cerca de 2 semanas. Durante o mesmo período, é preciso evitar exposição solar.
A meia de compressão elástica pode ser recomendada de acordo com cada caso, durante 2 ou 3 semanas.
Além disso, o paciente deverá cuida da sua alimentação. Afinal, a recuperação total depende do quão saudável o organismo se encontra. Por isso procure incluir em sua alimentação uma dieta rica em frutas, legumes e outros alimentos naturais. Evite industrializados, massas, gorduras, refrigerantes e bebidas alcoólicas.
O paciente deverá fazer caminhadas durante o dia, cerca de 30 minutos. Mas deverá evitar academia, corridas, bicicleta e outros exercícios que exigem demais do corpo.
Existem riscos no tratamento de espuma para varizes?
A aplicação da substância é feita diretamente no local afetado. Não é preciso anestesia, portanto o tratamento é bastante seguro.
Contudo, é importante que o paciente procure um médico vascular para uma avaliação completa. Somente esse profissional poderá avaliar o seu caso e dizer se a escleroterapia é a melhor opção. Ainda existem outros tratamentos para varizes que também são eficientes, mas cada caso é único. O que significa que cada caso tem um tratamento mais indicado.