Escleroterapia por injeção no tratamento das varizes – Dr. Mario Amorim
(82) 99809-4865 contato@drmarioamorim.com.br

Contato

  • Avenida Comendador Gustavo Paiva, 2990 - Mangabeiras - Macéio/ AL
  • (82) 99809-4865

Escleroterapia por injeção no tratamento das varizes


A escleroterapia por injeção é uma técnica minimamente invasiva que utiliza substâncias químicas para fechar veias superficiais indesejadas. A escleroterapia é usada principalmente no tratamento de teleangiectasias, mais conhecidas por vasinhos e pequenas varizes (<6 mm), que podem ou não ser sintomáticas, visto que,  mesmo na ausência de sintomas, podem ser fonte de sofrimento significativo para alguns pacientes devido à questão estética. 

Por que devo usar a escleroterapia de espuma?

A escleroterapia com espuma usa uma substância chamada de Polidocanol e este é um agente que trás muito pouca dor para o paciente, durante a aplicação, costumando ser bem tolerado. Eles funcionam causando um dano na parede do vaso, destruindo, internamente, a sua estrutura. 

Além disso, essa substância possui ação anticoagulante, ou seja, que impede a formação de trombos com maior frequência, prevenindo, assim, tromboses futuras. 

Indicações para o uso da escleroterapia com espuma

Os candidatos à escleroterapia são pacientes com sintomas persistentes de doença venosa crônica como:

  • Dores nas pernas;
  • Inchaço (edema);
  • Sensação de formigamento; e 
  • Cansaço em membros inferiores. 

Mesmo que este paciente, como já conversamos, não tenha sintomas significativos, mas se incomode com a aparência estética, a escleroterapia com espuma está indicada. 

Algo contra indica a realização da escleroterapia com espuma?

Sim!  A escleroterapia não deve ser feita em pessoas que apresentem sinais de trombose venosa aguda (superficial, profunda) como dor forte na região da panturrilha. Gestantes, por sua vez, não estão totalmente contra indicadas ao uso da esclero com espuma, mas esse não é o melhor momento, pois alguns estudos mostram risco ao bebê, quando feito durante este período.

Lembre-se que sempre é necessário que você passe por uma avaliação de um especialista para que ele indique o melhor tratamento para o seu caso.