Uma dúvida muito frequente que os pacientes portadores de varizes me perguntam é se eles podem fazer atividade física. E se sim, qual é a atividade física mais indicada.
Antes de responder essas e outras questões, é importante entendermos um pouco sobre a fisiologia da circulação venosa. Vamos lá!
Conhecendo a circulação venosa
O nosso sangue vai do coração até às extremidades pelas artérias, esse caminho de retorno é realizado pelas veias. No entanto, acontece que o nosso sangue venoso não tem pressão suficiente para retornar para o coração, por isso a “mãe natureza” lançou mão de alguns mecanismos que ajudam, e muito, este retorno do sangue.
O primeiro, e o mais importante, é a bomba muscular, representada pela musculatura dos membros inferiores (coxa, perna e pés) que se contraem e ajudam no retorno do sangue para o coração, sendo a musculatura da panturrilha responsável por 65% do refluxo sanguíneo.
Outro mecanismo importante são as válvulas presentes nas veias que funcionam tipo portinhas de velho oeste, que se abrem e se fecham impedindo que o sangue bombeado retorne para as pernas.
As varizes ocorrem quando essas válvulas perdem sua elasticidade e se dilatam, fazendo com que o sangue fique ali parado.
E a atividade física? Como ela ajuda?
Quando praticamos atividades físicas, fortalecemos nossos músculos. E como já comentamos acima, o músculo é uma ferramenta fundamental para ajudar as veias no retorno do sangue para o coração.
Por isso, fazer atividade física é muito importante para o bom funcionamento da circulação e prevenção de várias doenças vasculares, inclusive varizes. A maior atividade respiratória durante o treino, ainda, cria uma mudança na pressão torácica, o que também auxilia no refluxo sanguíneo
Qual melhor exercício para quem tem varizes?
Primeiro ponto, não existe uma receita pronta a ser indicada para essa pergunta. O que podemos dizer é que o bom funcionamento muscular é fundamental para uma circulação eficiente e, em pacientes com varizes, torna-se ainda mais importante.
No entanto, o tipo de exercício deve ser individualizado para cada pessoa, respeitando o grau de sua doença vascular, visto que existem diversos graus de varizes e sintoma. Assim, é importante que, antes de iniciar o exercício, informe ao seu educador físico se você tem varizes ou não.
Atividades aeróbicas como corrida, caminhada, natação, hidroginástica e andar de bicicleta são bem conhecidas como uma terapia não medicamentosa para prevenir e melhorar o quadro de varizes.
Para quem ainda não sofre com o problema dos vasinhos, mas tem predisposição à condição, vale lembrar que a obesidade e sedentarismo são dois fatores de risco para o aparecimento da doença. Logo, é prudente iniciar a vida fitness o quanto antes.
Cuidados ao praticar exercícios
O primeiro cuidado, que vale tanto para quem tem varizes, quanto para quem não tem, é realizar um check-up médico para saber se você está liberado para atividades físicas ou se há alguma restrição, além de contar com orientação de um profissional de educação física durante o treino.
Ao praticar exercícios é muito importante que você observe se não ocorre inchaço, vermelhidão, dormência, dor ou, até mesmo, feridas nas pernas e se isso acontecer, é preciso procurar um médico para avaliar o problema, além de ajustar o volume e a intensidade do treino, quem sabe até cessar temporariamente o exercício.
Os pacientes portadores de varizes devem ter uma atenção redobrada caso pratiquem esportes que haja contato físico direto, como lutas ou até mesmo o futebol, pois uma pancada um pouco mais forte nos vasinhos pode provocar inflamação ou sangramentos.
Respondendo à primeira pergunta do texto: quem tem varizes pode fazer atividade física? A resposta é sim. O exercício não só está liberado para indivíduos que possuem varizes, como também ajuda a evitar que o problema se agrave. Não deixe as varizes pararem você. Movimente-se!