Dores nos membros inferiores, sensação de peso e cansaço nas pernas e pés. Essas são as reclamações mais comuns de pacientes que sofrem de varizes.
Varizes são veias mais calibrosas, são bem mais grossas e visíveis a olho nu. Também ficam mais salientes na pele. Essa dilatação acaba influenciando negativamente na circulação sanguínea da região, causando dores e também diminuindo a autoestima.
Conheça aqui mais detalhes sobre as varizes, como elas se formam, tratamentos e como evitá-las.
O que são varizes e como se formam
Varizes são veias dilatadas, visíveis na pele, geralmente com a cor azulada ou esverdeada. A aparência é uma veia mais grossa e saliente. Há vários níveis, podendo ser os mais brandos, com pouca dilatação até os casos mais graves, com veias bastante calibrosas.
Elas surgem quando há uma alteração na parede da veia, fazendo com que ela perca sua elasticidade. Dessa forma, passa a dilatar continuamente. Isso também prejudica a circulação sanguínea.
O fluxo sanguíneo não consegue voltar até o coração, já que a veia dilata e acontece o refluxo sanguíneo. Neste caso, o sangue volta para as pernas.
Existem alguns fatores de risco, que ajudam o paciente a evitar e até no tratamento. São eles:
- Histórico familiar;
- Comum após os 40 anos;
- Alterações hormonais;
- Gravidezes (em quem tem 4 ou mais filhos);
- Obesidade;
- Sedentarismo.
Sintomas das varizes
O sintoma mais comum são as veias dilatadas e as dores nas pernas. Mas ainda há outros sinais que podem servir de alerta para o paciente:
- Dor e sensação de queimação nas pernas;
- Coceira no local;
- Pernas cansadas;
- Tornozelo e pernas inchadas;
- Manchas castanhas nos tornozelos;
- Feridas nos tornozelos.
Ao sentir um ou mais desses sintomas, principalmente se tiver algum dos fatores de risco, deve-se procurar um médico vascular o quanto antes.
Tratamento para varizes
O tratamento para varizes é individual. Cada organismo é único e portanto, o grau do problema e o tratamento também. Atualmente os mais indicados são:
Laser
Proporciona resultados equiparáveis a cirurgia convencional, com a vantagem de ser menos invasivo. A recuperação é tranquila, sem necessidade de internamento ou repouso. Pode ser usado nos vasinhos menores e nas veias mais calibrosas, a depender da profundidade em relação ä pele.
Cirurgia
O procedimento é invasivo e é feito sob anestesia. O procedimento mudou bastante nos últimos anos, a recuperação ainda precisa de repouso, mas é mais tranquila e com menos dor. É mais usada para as veias mais calibrosas.
Escleroterapia ecoguiada com espuma
Esse procedimento nem deixa cicatriz. É aplicada uma injeção na veia e a espuma interrompe o fluxo sanguíneo do local. Não é preciso repouso, portanto o paciente poderá voltar às suas atividades.
Como evitar o surgimento de varizes
Em alguns casos é difícil prevenir, já que pode ser um fator genético. Mas esses cuidados ajudam a amenizar o problema e também a tratá-lo logo no início.
A prática de atividade física com frequência ajuda a manter uma boa circulação, contribuindo positivamente contra o surgimento das varizes.
O sedentarismo é um fator de risco, portanto o movimento é uma forma de prevenção. Evite ficar muito tempo na mesma posição. Se você trabalha sentada, faça pequenas caminhadas ao longo do dia, alongamentos etc.
Outra sugestão é o uso de meias elásticas durante o período de trabalho.
Alimentação balanceada e controle de peso também são fatores importantes na prevenção das varizes e de qualquer outra doença.
A consulta periódica com um vascular também ajuda na prevenção, já que dessa forma o doutor poderá identificar as varizes logo no início.
Dr.Mário Amorim
Especialista em Cirurgia Vascular e Endovascular
CRM AL/ 5296 RQE:3244 RQE:3744