De acordo com o Ministério da Saúde, existe uma tabela que orienta o uso adequado das medicações anticoncepcionais para cada tipo de condição, incluindo os problemas vasculares. Entre eles temos os seguintes métodos disponíveis:
- Anticoncepcional oral combinado (estrogênio e progesterona);
- Injetável combinado (estrogênio e progesterona);
- Adesivo (estrogênio e progesterona);
- Anel vaginal (estrogênio e progesterona);
- Minipílula (progesterona);
- Injetável de progesterona;
- Implante (progesterona);
- DIU de cobre;
- DIU de progesterona.
-
Quem pode tomar o quê?
Mulheres com passado de trombose superficial devem preferir os métodos apenas com progesterona, como a minipílula, injetável de progesterona, implante e DIU de cobre ou de progesterona;
Pessoas do sexo feminino com passado de trombose venosa profunda e tromboembolismo pulmonar (trombos no pulmão) não podem usar os anticoncepcionais à base de estrogênio ou combinado. O ideal, é, também, o uso da minipílula, injetável de progesterona, implante e DIU de cobre ou de progesterona;
Já pacientes com varizes pequenas e telangiectasias estão liberadas para o uso de métodos combinados, não havendo maiores riscos. Converse com o seu ginecologista sempre que for escolher um método contraceptivo e não esqueça de dizer todos os problemas vasculares que você tem ou já tenha tido.
-
Medidas de cuidados adicionais
Não poderia deixar de falar da manutenção de bons hábitos de vida que podem reduzir a incidência dos vasinhos e de complicações vasculares em mulheres. Assim, não deixe de manter uma alimentação saudável, praticar atividades físicas diariamente e ingerir água regularmente. Gosto sempre de desmistificar algumas questões relacionadas às varizes como o uso do salto alto que NÃO provoca varizes, nem o uso de roupas apertadas.
Cuide-se sempre!