A gravidez é um momento mágico na vida de uma mulher, mas também pode ser um período de preocupações e dúvidas, especialmente quando se trata de saúde. E se você é uma das muitas mulheres que sofrem com varizes, é natural se perguntar se deve tratá-las antes ou depois da gravidez.
Afinal, as varizes podem piorar durante a gestação, mas será que é seguro tratá-las nesse período? Continue lendo aqui vou explorar essa questão com mais profundidade e tentar te ajudar a tomar a melhor decisão.
Por que tratar as varizes antes da gestação?
O ideal é que as varizes sejam tratadas antes da gestação porque durante a gravidez, o aumento do volume sanguíneo e os hormônios podem agravar a doença. Além disso, os sintomas podem se tornar mais intensos, como dor, inchaço e sensação de peso nas pernas. O tratamento antes da gravidez pode prevenir o agravamento das varizes durante a gestação.
Gravidez e varizes: como a gestação pode piorar a condição?
Durante a gestação, o corpo passa por mudanças significativas para acomodar o feto em desenvolvimento. Entre elas, estão o aumento do volume sanguíneo, a pressão exercida pelo útero sobre as veias pélvicas e a redução do fluxo sanguíneo das pernas para o abdômen. Esses fatores podem sobrecarregar as veias das pernas e piorar as varizes.
Além disso, o hormônio progesterona, produzido em grande quantidade durante a gestação, pode relaxar as paredes das veias, aumentando a chance de formação de varizes. Em alguns casos, as varizes podem se manifestar pela primeira vez durante a gravidez.
Tratamento das varizes após a gestação
Se as varizes não foram tratadas antes da gestação e piorarem durante a gravides, é possível realizar tratamento após três meses do nascimento da criança. No entanto, é importante ressaltar que o tratamento das varizes pode ser mais difícil e demorado após a gestação, pois a recuperação pode ser mais lenta e o cuidado com o recém-nascido pode dificultar a dedicação ao próprio tratamento.
Cuidar das varizes antes da gestação é a melhor opção para evitar o agravamento do problema durante a gravidez. Caso as varizes sejam diagnosticadas durante a gestação, o recomendado é esperar até o final da gestação. O importante é não deixar de cuidar da saúde e buscar a orientação de um angiologista especializado em varizes.
Me conta, você passou por essa situação?
Dr. Mário Amorim
Especialista em Cirurgia Vascular e Endovascular
CRM AL/ 5296 RQE:3244 RQE:3744