O exercício físico é um hábito saudável que pode trazer muitos benefícios para a saúde em geral. E para quem sofre com varizes, pode ser resultar em mais benefícios.
Porém, é importante lembrar que nem todas as pessoas com varizes podem praticar atividades físicas. Em casos graves, é preciso buscar orientação médica para saber se é possível ou não realizar exercícios.
Mas para aqueles que podem praticar, a atividade física é altamente recomendada para aliviar os sintomas das varizes e melhorar a circulação sanguínea nas pernas.
Como a atividade física ajuda a aliviar os sintomas das varizes?
Vou começar primeiro explicando o que são as varizes, são veias dilatadas e tortuosas que aparecem nas pernas e podem causar sintomas como dor, inchaço, cansaço e sensação de peso nas pernas. Esses sintomas ocorrem porque as varizes dificultam o retorno do sangue das pernas para o coração, causando uma estase venosa. Isso significa que o sangue fica acumulado nas pernas, o que pode causar os sintomas incômodos, como inchaço e dor local.
A atividade física ajuda a melhorar a circulação sanguínea nas pernas, o que pode aliviar os sintomas das varizes. Quando nos movimentamos, os músculos das pernas se contraem, ajudando a bombear o sangue de volta para o coração. Além disso, a atividade física também ajuda a fortalecer os músculos das pernas e a melhorar a flexibilidade, o que pode ajudar a prevenir novas varizes. Mas é importante lembrar que a atividade física não é a única forma de tratamento para as varizes.
Quais os melhores tipos de atividades físicas para quem tem varizes?
São aquelas que não são muito impactantes e que não causam sobrecarga nas pernas. Exercícios como caminhada, natação, ciclismo, pilates e yoga são boas opções para quem quer praticar atividades físicas sem piorar os sintomas das varizes.
Praticar atividade física é uma excelente forma de melhorar a circulação sanguínea nas pernas e aliviar os sintomas das varizes. Mas nem todas as pessoas com varizes podem praticar atividades físicas, é preciso buscar orientação médica para saber qual o melhor tratamento para o seu caso específico.
Me conta, e você gosta de fazer alguma atividade física?
Dr. Mário Amorim
Especialista em Cirurgia Vascular e Endovascular
CRM AL/ 5296 RQE:3244 RQE:3744