Atualmente, existem alguns tratamentos, como as meias de compressão, que podem ajudar a musculatura a trabalhar, fazendo com que o retorno venoso aconteça e o paciente possa ter mais qualidade de vida, aliviando os sintomas das varizes. Vamos conversar um pouco sobre esse assunto hoje. Continue lendo o artigo para saber mais.
-
Entendendo a saúde vascular:
Já conversamos anteriormente sobre a saúde vascular das pernas e como as varizes podem se formar. Você se lembra? Vamos relembrar um pouco.
As panturrilhas possuem uma forte musculatura, que acabam funcionando como verdadeiros “corações da perna”, ajudando o sangue a voltar para o coração novamente.
Isso se faz necessário, visto que as veias não possuem uma parede muscular tão fortalecida quanto as artérias e, por isso, não pulsam. Caso a sua musculatura esteja fraca, é provável que o sangue não retorne e fique acumulado. Como tentativa de evitar esse problema, os vasos se bifurcam em vasinhos menores, as chamadas varizes.
Além disso, a própria gravidade faz com que o sangue fique parado por mais tempo nos membros inferiores e, assim, as veias se dilatam mais em pessoas que ficam muito tempo em pé, sendo um fator a mais que pode levar ao inchaço de pernas e pés.
-
Pessoas com varizes podem melhorar o funcionamento desse coração da perna?
A resposta é SIM e uma ótima solução é o uso de meias elásticas de compressão, como acabei de citar anteriormente, as quais oferecem um conforto ao paciente, aliviando seus sintomas, como:
- Dor na panturrilha;
- Ardência e dormência;
- Inchaço;
- Sensação de cansaço nas pernas.
Em resumo, as meias são ótimas opções para você que precisa ficar muito tempo sentada, em pé ou não consegue manter uma vida tão ativa como seria necessário.
-
Como funcionam as meias de compressão?
Conforme o nome sugere, a função das meias de compressão é, justamente, comprimir a região das panturrilhas, colocando a musculatura local para trabalhar e fazendo com que o sangue reflua corretamente.
Existem diferentes tipos de meias que podem variar de acordo com a sua compressão. Além disso, os tamanhos, também, são variados e são escolhidos conforme necessidade do paciente.
Importante destacar que as meias devem ser prescritas exclusivamente pelo médico angiologista, o qual deve orientar a pressão, o tamanho e a altura das meias, que variam de acordo com o grau de problema vascular do paciente.
-
Pressão das meias
A compressão das meias elásticas é medida em mmHg e pode variar como meias de baixa compressão ( menor que 20 mmHg), média compressão (20- 30 mmHg) ou alta compressão (acima de 40) mmHg.
-
Tamanho das meias
Muitas vezes, as pessoas acabam comprando meias de compressão já prontas, com tamanhos pré-estabelecidos, como o P, M ou G. No entanto, muitos pacientes se queixam que, às vezes, as meias ficam ou pequenas demais ou grandes demais, deixando o indivíduo sem saber o que fazer.
Agora, as meias podem, ainda, variar de comprimento se estendendo até o joelho (modelo mais comum), como também até a coxa.
-
Altura das meias
A sua altura pode variar de acordo com o nível da perna que eu desejo que receba a compressão. Ela oscila entre panturrilha (3/4), meia coxa (7/8) e meia calça, por exemplo
-
Tipos de meias
Existem, ainda, tipos específicos de meias para pessoas que sofrem com problemas vasculares de acordo com os seus hábitos e atividades de vida, como meia de compressão para atividades esportivas, para viagens, por exemplo.
-
Quando devo usar as meias compressivas?
Essa é uma dúvida muito comum no consultório, pois os pacientes ficam em dúvida se devem usar as meias de compressão o tempo todo. Bom, o ideal é que você busque usar o produto durante todo o período que você estiver ativo.
Se vai trabalhar, cuidar da casa, cozinhar… não importa a atividade. Estando parado ou em movimento, as pernas precisam que o seu sangue circule, evitando desconfortos. Então, como fazer na sua rotina?
- Acorde sem pressa;
- Tome um banho;
- Apenas depois que você coloca as suas meias;
Não há necessidade de acordar desesperado para colocá-las, faça sua rotina matinal com tranquilidade. Afinal, a meia existe para trazer mais conforto à sua vida e não para torná-la mais estressante. ATENÇÃO: não use as meias para dormir!
Você gostou de saber um pouco mais sobre as meias de compressão? Tão útil para as pessoas com varizes. Lembrando que o tipo ideal para cada pessoa deve ser escolhido sob orientação médica. Agende uma consulta e vamos conversar sobre o assunto.
Quer saber mais sobre meias compressivas? Leia mais sobre elas e como elas podem ajudar você no alívio dos sintomas das varizes.