A fisioterapia vascular é uma ótima terapêutica que ajuda na recuperação de doenças arteriais e venosas e de cirurgias vasculares. Mas como seria esse processo focado em vasos? Algo que você nem toca. Vamos descobrir? Continue lendo o blog para saber mais.
Benefícios da reabilitação dos vasos
O tratamento da fisioterapia vascular ajuda a aliviar condições como lipedema e linfedema. Além disso, ele pode ser voltado para o pós-operatório da cirurgia vascular como mencionado, na tentativa de fazer com que o organismo supere condições como edemas (inchaços) nas pernas, decorrentes do funcionamento inadequado dos vasos linfáticos.
Como esse processo ocorre?
A partir de massagens e estímulos, o vaso vai retornando ao seu funcionamento habitual. Outros sintomas podem ser aliviados como queimação e sensação de peso. É possível, ainda, evitar complicações pós-cirúrgicas, com equimoses e hematomas (manchas roxas), fibrose e retração da cicatriz.
Técnica fisioterapêutica
A fisioterapia não envolve apenas massagens, mas ela também llança mão, também, de terapia manual,exercícios , mobilizações e orientações, um dos aspectos mais importantes, visto que é isso que vai permitir a mudança de hábitos no dia a dia do paciente, gerando uma recuperação mais rápida.
Assim, este é um tratamento que não objetiva apenas a recuperação estética, mas também a reabilitação funcional dos vasos.
Você conhecia esta possibilidade terapêutica? Converse com seu vascular para saber se ela é indicada para você.