Tudo o que comemos pode influenciar no nosso organismo, positiva ou negativamente. Os nossos vasos sanguíneos são pequenas estruturas que podem sofrer as consequências de uma dieta de sal e frituras (rica em colesterol e gorduras). Quer conhecer mais sobre os impactos da comida nas veias e artérias do corpo? Continue lendo o blog para saber mais.
Dieta ruim X Risco cardiovascular
O aumento de gorduras e colesterol na alimentação pode aumentar significativamente o risco de uma pessoa desenvolver doenças cardiovasculares, incluindo doenças dos vasos sanguíneos que irrigam o coração (doença da artéria coronária), o cérebro (doença cerebrovascular) e os membros (doença da artéria periférica).
Essas condições acontecem quando os vasos sanguíneos ficam entupidos com depósitos de gordura, restringindo o fluxo sanguíneo. Quando isso acontece, pode levar a ataques cardíacos, derrames e outros problemas graves, como o estreitamento das artérias que levam sangue à maioria dos órgãos.
Alimentos que devem ser evitados
Pensando em todas as consequências possíveis citadas acima, é fundamental que você tenha em mente algumas comidas que devem ser evitadas. Confira abaixo:
- Alimentos gordurosos;
- Frituras;
- Alimentos ricos em gorduras trans e saturadas;
- Embutidos;
- Industrializados; e
- Congelados pré-fritos.
Proteção dos vasos com a alimentação
Da mesma forma que a alimentação ataca as estruturas vasculares, prejudicando o seu funcionamento, existem alimentos protetores, ricos em minerais e substância que podem acabar neutralizando processos inflamatórios no organismo, como os provocados pela própria gordura. Assim, inclua na sua alimentação:
- Gorduras boas (como as oleaginosas, azeites de boa procedência, óleo vegetal etc);
- Vegetais em abundância;
- Frutas em abundância;
- Fibras (como os alimentos integrais); e
- Água, bastante água!
Quer conversar melhor sobre a sua dieta e como você pode ajudar a promover a saúde dos seus vasos? Procure um médico especialista.