Varizes

Quais são os sintomas?


PODEM IR ALÉM DA ALTERAÇÃO DA APARÊNCIA PELOS VASINHOS E VARICOSES E COMPROMETER A QUALIDADE DE VIDA. OCORREM PRINCIPALMENTE AO FINAL DO DIA, APÓS MUITO TEMPO EM POSIÇÃO EM PÉ OU SENTADA, E PODEM SER: - SENSAÇÃO DE ARDOR, PESO, CANSAÇO NAS PERNAS - INCHAÇO, COÇEIRA. EM CASOS AVANÇADOS PODE SER RE SPONSAVEIS POR SURGIMENTO DE MANCHAS E ATÉ FERIDAS.

O que pode ajudar a prevenir?


ATIVIDADES FISICAS REGULARES, COM FORTALECIMENTO DOS MÚSCULOS DAS PERNAS. CAMINHADAS SÃO ÓTIMOS EXERCÍCIOS. É RECOMENDAVEL O ACOMPANHAMENTO POR PROFISSIONAL CAPACITADO. - MANTER A FORMA FÍSICA E TER UMA ALIMENTAÇÃO ADEQUADA E HÁBITO INTESTINAL REGULAR. - MOVIMENTAR-SE! EVITANDO PERMANECER SEM MOVIMENTAÇÃO POR MUITO TEMPO QUANDO EM POSIÇÃO EM PÉ OU SENTADA.

Como é feita a avaliação?


É IMPORTANTE ENTENDER QUE MUITAS VEZES AS VARIZES E VARICOSES QUE ENXERGAMOS PODEM ESTAR RELACIONADAS A VEIAS MAIS CALIBROSAS E PROFUNDAS. PARA O ESTUDO COMPLETO DE CADA CASO É IMPORTANTE O EXAME CLINICO, COMPLEMENTADO POR VISUALIZAÇÃO DAS VEIAS VARICOSAS COM APARELHOS E ESTUDO DAS VEIAS SUPERFICIAIS E PROFUNDAS COM O ULTRASSOM DOPPLER. EM SITUAÇÕES MUITO ESPECIFICAS, PODE SER NECESSARIO ESTUDO DOS VASOS PÉLVICOS OU EXAMES DE ANGIOGRAFIA.

Como é feito o tratamento?


A AVALIAÇÃO COMPLETA E INDIVIDUAL DEFINE A MELHOR FORMA DE TRATAMENTO PARA CADA CASO. EM VARICOSES SUPERFICIAIS E ISOLADAS É POSSIVEL TRATAMENTOS MINIMAMENTE INVASIVOS NO PRÓPRIO CONSULTÓRIO MÉDICO, COMO APLICAÇÕES, ESCLEROTERAPIA CONVENCIONAL E CRIOESCLEROTERAPIA. CASOS SELECIONADOS DE VARIZES DE MAIOR CALIBRE PODEM TAMBÉM SER TRATADOS EM CONSULTÓRIO ATRAVÉS DE TECNICAS COMO A ESCLEROSE COM ESPUMA DENSA, GUIADA POR ULTRASSOM. MEIAS ELÁSTICAS E MEDICAMENTOS VENOTÔNICOS PODEM AJUDAR NO ALÍVIO DOS SINTOMAS.

Existem riscos ou possibilidades de complicações?


MESMO APÓS O TRATAMENTO COMPLETO DAS VARIZES, EXISTE A POSSIBILIDADE APÓS PERIODOS DE TEMPO VARIAVEIS, DO SURGIMENTO DE NOVAS VARIZES. ISTO OCORRE PRINCIPALMENTE PELA PERSISTENCIA DOS FATORES DE RISCO COMO OS FAMILIARES, HORMONAIS E OCUPACIONAIS. É MUITO IMPORTANTE A PREVENÇAO CONTÍNUA E O ACOMPANHAMENTO REGULAR. APLICAÇÕES E CIRURGIAS PODEM LEVAR AO APARECIMENTO DE HEMATOMAS, QUE SÃO TRANSITÓRIOS E DE SIMPLES TRATAMENTO. SITUAÇÕES AINDA MENOS FREQUENTES PODEM OCORRER, COMO IRRITAÇÕES/ LESÃO EM NERVOS, LINFATICOS OU TROMBOSES VENOSAS. É IMPORTANTE IDENTIFICAR RAPIDAMENTE E REALIZAR O TRATAMENTO INDIVIDUALIZADO DE CADA CASO.