Aneurismas

Quais são os sintomas?


OS SINTOMAS NÂO SÂO FREQUENTES E DEPENDEM DO LOCAL QUE ACOMETEM E DA NATUREZA DE CADA ANEURISMA. A DILATAÇÃO DAS ARTÉRIAS PODE COMPRIMIR ÓRGÃOS VIZINHOS E NERVOS, CAUSANDO DOR E SENSAÇÃO DE DILATAÇÃO DO LOCAL. COÁGULOS PODEM OBSTRUIR O ANEURISMAS OU SE DESLOCAR PARA OUTRAS ARTÉRIAS, CAUSANDO QUADROS GRAVES E AGUDOS DE MÁ CIRCULAÇÃO, DOR, ALTERAÇÕES NEUROLÓGICAS, PALIDEZ, RESFRIAMENTO. QUANDO SE ROMPEM APRESENTAM SINTOMAS INTENSOS COMO DORES, QUEDA DE PRESSÃO E PODEM REPRESENTAR RISCO À VIDA.

O que pode ajudar a prevenir?


O CONTROLE DA PRESSÃO ARTERIAL É MUITO IMPORTANTE. O CIGARRO ESTÁ ENTRE OS MAIORES RESPONSÁVEIS PELO SURGIMENTO DE ANEURISMAS E SUAS COMPLICAÇÕES. COMBATER O CIGARRO É ESSENCIAL! HÁ TRATAMENTOS ESPECÍFICOS PARA QUEM QUER PARAR DE FUMAR, COM GRANDE CHANCE DE SUCESSO!

É RECOMENDADO PESQUISAR A PRESENÇA DE ANEURISMAS NA AORTA, MESMO NA AUSÊNCIA DE SINTOMAS:

- ENTRE OS 65 E OS 75 ANOS, EM HOMENS FUMANTES OU NÃO FUMANTES
- ENTRE OS 65 E OS 75 ANOS EM MULHERES QUE JÁ FUMARAM

Como é feito a avaliação?


A CONSULTA DEVE INCLUIR UMA AVALIAÇÃO COMPLETA DOS SINTOMAS SE PRESENTES E EXAME FÍSICO DETALHADO, INCLUINDO A PALPAÇÃO DOS PULSOS ARTERIAIS. EXAMES COMPLEMENTARES SÃO MUITO IMPORTANTES, COMO A ULTRASSONOGRAFIA COM DOPPLER E ANGIOTOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA. ESTES EXAMES, ALÉM DE CONFIRMAR A SUSPEITA CLINICA TAMBÉM DEFINEM A GRAVIDADE DE CADA CASO, A NECESSIDADE E MELHOR OPÇÃO DE TRATAMENTO.

Como é feito o tratamento?


ISTO É MUITO PARTICULAR DE CADA TIPO DE ANEURISMA E SUA LOCALIZAÇÃO. NAS CIRURGIAS CONVENCIONAIS, ATRAVÉS DE CIRURGIA ABERTA O SACO ANEURISMÁTICO PODE SER RETIRADO E A CIRCULAÇÃO RECONSTRUÍDA COM ENXERTOS AUTÓLOGOS OU SINTÉTICOS. ESTA FORMA DE TRATAMENTO AINDA É MUITO UTILIZADA E BEM INDICADA EM MUITOS CASOS.

Como é feito o tratamento endovascular?


DE FORMA MINIMAMENTE INVASIVA É POSSIVEL SELAR O ANEURISMA UTILIZANDO-SE ENDOPRÓTESES REVESTIDAS. HÁ SITUAÇÕES ONDE SOMENTE O PREENCHIMENTO DO ANEURISMA, CHAMADA DE EMBOLIZAÇÃO, JÁ É SUFICIENTE PARA ELIMINAR SUA PULSATILIDADE E SUA EVOLUÇÃO PARA COMPLICAÇÕES. DESTA FORMA, OFERECEM A POSSIBILIDADE DE TRATAMENTOS MENOS AGRESSIVOS, COM MENOS CORTES E RECUPERAÇÃO MAIS RÁPIDA.